15 de agosto de 2013

O Renascimento do Parto

Estreou esse fim de semana aqui em Brasília (e em outras cidades - acompanhe pelo site oficial) o documentário O Renascimento do Parto, que mostra realidade obstétrica no Brasil.
Foi um filme muito aguardado por mim. Vi o trailer no auge das minhas pesquisas sobre maternidade, acompanhei notícias da produção, contribui como benfeitora quando fizeram a campanha, enfim, tudo porque eu acredito de verdade na mensagem passada pelo filme.
Renascimento do Parto, humanização, Saúde, Filme, Documentário, resenha
Cartaz Oficial
O filme explica, de forma bem simples e com linguagem acessível, como é feito o atendimento pré-natal e o nascimento em diferentes cenários do Brasil. Vai alternando depoimentos de médicos, pesquisadores, parteiras, mães e pais, residentes em áreas urbanas e rurais, de diferentes classes sociais, com dados científicos baseados em evidência que desmistificam diversas crenças errôneas que temos sobre gravidez e parto. Explica o porquê da cirurgia cesariana ser feita de forma indiscriminada em 52% da parturientes brasileiras, se tornando cada vez mais o padrão, não a exceção que deveria ser usada somente em casos específicos, para realmente salvar vidas, e quais são as consequências disso na vida das mães e bebês. Explica de que se trata esse tal de "parto humanizado", uma forma mais respeitosa de vir ao mundo, que hoje é tão falado pela mídia, mas que, ao meu ver, nunca é bem explicado, muitas vezes deturpado, por questões de interesses particulares. É uma grande aula sobre a saúde no Brasil.

Eu achei que o filme foi bem menos "visceral" do que eu imaginava. Mas eu já me acostumei a ver vídeos de parto, por causa da época em que estava grávida. Talvez pessoas que nunca tenham visto, ou que não se sente bem vendo cenas de cirurgia, sangue, violência (contra a mulher e recém nascido), possam vir a se chocar com algumas cenas. Em contrapartida, mostra cenas maravilhosas do primeiro contato de famílias com seus bebês nascidos de forma respeitosa, em partos humanizados. É emocionante!

Assista o trailer:


O Renascimento do Parto trás informação de qualidade, de forma didática, com depoimento de profissionais que acreditam realmente no trabalho que estão desenvolvendo. É o tipo de filme que todas as pessoas deveriam assistir, mesmo que não tenham filhos. Afinal de contas, quantas vezes damos nossa opinião baseada no achismo? Quem não conhece uma mulher grávida, entre família, amigos, em algum momento de sua vida?
Nada melhor do que adquirir novos conhecimentos e repassar as informações da forma mais correta possível, seja você homem ou mulher! Aliás, seria ótimo se os homens se envolvessem cada vez mais nesse "mundo" da gravidez e parto, e eles estão representados nesse filme também!

Espero que o passo dado por esse filme traga uma perspectiva melhor para os futuros pais e seus filhos, que se acabe com a violência obstétrica, e esse cenário alarmante de cesáreas no Brasil mude, dando o direito do bebê nascer quando estiver realmente pronto para nascer! Essa é a minha utopia.

O Renascimento do Parto. Muito mais do que um filme sobre via de nascimento, é um filme sobre o amor!
Recomendadíssimo!

8 comentários:

  1. Oi Dan, já tinha visto falar mas nunca tinha me interessado.
    Vc falando assim fiquei curiosíssima!
    Heheheheheehehe
    Valeu pela dica!

    Bjooooooos

    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê!
      Como sei que vc tem vontade de ser mãe, acho que é obrigatório dar uma olhadinha nesse filme! Vale MUITO à pena!!

      Beijos

      Excluir
  2. infelizmente eu perdi de assistir no cinema, espero que vá parar na internet o/ ... indiquei prasamiga prenha tb :3 hehehehe

    Bom de ver este filme é que dará mais argumentos na hora de informar, conheço cada dia mais e mais gente desinformada e cada vez menos partindo para o parto natural por medo e desinformação >.< bora informar esse povo =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda está em cartaz em Campinas!
      Corre lá e leva o Daniel e um monte de amigas /o/
      Vamos mudar o mundo XD

      beijos

      Excluir
  3. Preciso confessar que se não tivesse lido sua review, não me interessaria por assistir a esse filme, Dan. Realmente, muita coisa sobre esse mundo de gravidez e parto fica bem no achismo, mas "acho" que essas questões vêm lá de trás, quando as parteiras começaram a ficar isoladas e afastadas do desenvolvimento e avanços da medicina e questões sanitárias e de saúde passaram a ser discutidas com mais fervor, digamos assim. Mas mais interessante do que o filme em si foram as coincidências que surgiram dele né, Dan? xD

    Bjim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que é mais impressionante, Weick, é que muitos dos procedimentos obstétricos praticados hoje no Brasil não são baseados em evidência nem respaldados pela OMS! É muito pior do que você imagina!

      Assista o filme! É muito esclarecedor!

      beijos

      Excluir
  4. nosssaa parece ser lindo deu vontade de ver *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja, Jack!!
      É lindo mesmo e cheio de informações importantes! =)

      Beijos

      Excluir