Eu queria chegar aqui e dizer que foi perfeito, a realização de um sonho e tudo mais, mas..
As produções brasileiras de musicais da Broadway estão muito boas. Tive a felicidade de assistir, em São Paulo, as montagens do Fantasma da Opera e de Mamma Mia e adorei. Quando soube da adaptação brasileira de O Rei Leão, fiquei muito feliz e ansiosa para assistir!
Quem já me conhece, sabe o tamanho da minha paixão por esse filme. Marcou a minha infância e é de longe o filme que mais assisti na minha vida. Quando fui à Nova York, estava com o cronograma apertadíssimo e acabei optando por assistir ao Fantasma da Opera, outra paixão antiga, ao invés do Rei Leão, então assistir em São Paulo seria uma boa forma de compensação. A peça estreou em março desse ano, mas só consegui viajar agora em outubro. Fomos minha mãe e meu sobrinho Biel, Tk, Lulu e eu.
Mufasa |
A surpresa veio das adaptações das falas do texto e das letras das músicas, que foram completamente reescritas para a peça. Pelo que pesquisei, aparentemente essas alterações foram feitas por exigência da própria Disney e teve alguém que comentou a questão de direitos autorais, mas não posso garantir. Achei que a adaptação teve algumas falhas que quebraram um pouco o encanto para mim. Por ter sido uma tradução do mesmo texto original em inglês, essa versão ficou meio forçada, pois o tempo todo dizia a mesma coisa com sinônimos. Achei estranho nas falas, mas não tanto quanto nas músicas. As músicas, em sua grande maioria, ficaram bem mais literais ("O ciclo sem fim" virou "O ciclo da vida"), que por si só não é um problema, mas custou muitas vezes a métrica e o tempo certo da música. Sempre admirei as versões em português das músicas dos filmes da Disney porque conseguiam passar a mesma mensagem do original, mesmo sem ser literalmente, resultando em belas versões, mas acho que a versão do musical pecou um pouco nisso, mesmo evitando comparar com o filme. Também percebi alguns problemas com o som, que de vez em quando ficava um pouco baixo e não dava para entender o que eles falavam. Ao menos as melodias estavam impecáveis!
Ciclo da Vida |
Antes de ir assistir, eu não tinha pesquisado quem eram os atores, como foi feita a adaptação, nem nada. Assisti apenas um vídeo promocional que mostravam a audição do ator que fez o Simba Adulto. No geral, gostei dos atores, mas esses defeitinhos que comentei quebraram um pouco do clima e acabei não sentindo tanta emoção quanto imaginava que iria sentir. Para mim, o momento mais marcante foi a primeira música, O Ciclo da Vida, interpretada pela atriz africana que fazia o Rafiki (que na peça é uma mulher!). Ela foi a voz mais marcante da noite, seguida do Scar, que estava super bem também.
Rafiki |
Site Oficial: http://www.oreileaoomusical.com.br/
Vídeo promocional:
Oi Dan, nunca fui à um musical
ResponderExcluirAqui na minha cidade a programação cultural n é mt legal.
Qd for novamente à São Paulo qro fazer programas mais culturais!
Adorei o post!!
Bjooos
muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br
Ah, O Rei Leão me faz chorar, SEMPRE!
ResponderExcluirN adianta, é assistir ao filme e CHORAR!
Hahahaahahahaha
Bjooos
muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br
Nunca assisti nada parecido! Deve ser lindo demais!!! Espero ter uma oportunidade de ver em breve ;)
ResponderExcluirBeijos
nosssa parece otimoooo
ResponderExcluir