24 de junho de 2014

Receita: Bolo Kit Kat

Continuando no embalo do aniversário do Lulu, agora vou falar sobre o bolo. Como comentei no post anterior, um certo dia, ele me perguntou se o bolo da festa dele poderia ser de Kit Kat. Achei ótimo porque eu estava quebrando a cabeça para decidir que bolo eu faria, ou se encomendaria, e ele escolheu um bolo que eu já tinha feito anteriormente e conseguiria fazer sozinha. Eu sempre tento fazer o máximo de coisas possíveis das festinhas dele, porque eu gosto mesmo de fazer, mas ainda não tinha tido coragem de arriscar fazer o bolo. E a hora de arriscar chegou!
Festa, Heróis, Marvel, Baby, Super, Aniversário Infantil, Brasília, Bolo Kit Kat, M&Ms, Receita, PAP
Festa Marvel Baby
Sempre me aventuro a fazer cupcakes, mas bolos decorados com glacê ou pasta americana nunca foram meu forte. Acho tão lindo, mas quando vou tentar fazer sempre sai um desastre hehe. Mas o bolo Kit Kat, por ser todo coberto com o próprio chocolate, não tem erro. Fica lindo e é super prático!
A massa e o recheio podem ser de qualquer sabor, mas como eu sou chocólatra, fiz a massa de chocolate com recheio de ganache de chocolate meio amargo hehe.

Para a massa do bolo, escolhi essa receita do Que Fofurice. Adoro essa massa porque ela é bem úmida e super fácil de fazer. No meu caso, o bolo foi servido para aproximadamente 40 adultos, então usei uma forma redonda, com diâmetro de 30 cm. Como a massa rende pouquinho (originalmente de 8 a 12 cupcakes), para fazer o bolo do tamanho que eu precisava, fiz dobrei a receita para cada forma de 30cm. Então, no total, fiz 4 medidas dessa que foi descrita!

Bolo de Chocolate

Ingredientes
- 1 ovo
- 4 colheres de sopa de óleo
- 170g de iogurte natural (é um potinho)
- 1 xícara de açúcar
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha
- 1 pitada de sal
- 6 colheres de sopa de cacau em pó
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1/2 colher de chá de fermento em pó
- 1 xícara de farinha de trigo

Modo de preparo
1) Pré-aqueça o forno a 180°C. Junte o cacau, o sal, o bicarbonato, a farinha e o fermento e peneire 2 vezes. Reserve.
2) Em uma tigela, misture o ovo e o óleo e com a ajuda de um fouet bata até formar um creminho. Acrescente o iogurte, a baunilha e o açúcar e misture bem.
3) Às colheradas, misture os ingredientes secos a mistura de iogurte. Bata bem até que a mistura esteja homogênea. É uma mistura mais liquida. Não se preocupe!
4) Coloque na forma untada e leve para assar por 20-25 minutos. Faça o teste do palito para ver se está pronto mesmo.

Para fazer ganache, eu uso a proporção de 2 medidas de chocolate para 1 medida de creme de leite, mas como usaria no recheio, fiz com a proporção de 1 para 1, ou seja a mesma quantidade de chocolate e de creme de leite, para ficar um pouco mais fluida!

Ganache
300gr de chocolate meio amargo
1 lata de 300gr de creme de leite 25% gordura (ou se preferir, creme de leite fresco, que é ainda melhor)

Modo de preparo
Esquente o creme de leite somente até formar pequenas bolhas no canto, sem deixar ferver. Derreta o chocolate da forma que preferir (microondas ou banho maria). Junte o creme de leite aquecido e o chocolate e deixe descansar coberto com plastico filme em temperatura ambiente por 12h ou n geladeira, verificando o ponto a cada 10 minutos.
Como usei como recheio, pulei a etapa do descanso e já apliquei direto no bolo. Fica a critério da finalidade da ganache.

Montagem
A montagem foi simples. Depois dos dois bolos assados e resfriados, coloquei um sobre o outro, com o recheio de ganache no meio e por fora, e "colei" os Kit Kats em volta. Usei um isopor redondo com 20 cm de diâmetro, se não me engano, para fazer o andar falso em cima . Passei ganache sobre ele e colei os Kit Kats da mesma forma que no andar de baixo. Finalizei jogando os M&Ms sobre os dois andares e amarrando em volta com uma fita, para decorar e garantir que o bolo não desmontaria até a hora de servir hehe
Festa, Heróis, Marvel, Baby, Super, Aniversário Infantil, Brasília, Bolo Kit Kat, M&Ms, Receita, PAP
Aprovado! ♥
Das preparações para a festa, o bolo foi a ultima coisa que fiz. Ainda bem que contei com a ajuda da minha mãe no dia, senão não teria dado tempo de terminar (obrigada, mãe!). Se estivesse com mais tempo, faria mais camadas de recheio no bolo e também teria cortado o isopor um pouco na altura. Achei que ficou meio alto em relação ao Kit Kat, mas nada muito sério. Fica para testar na próxima aventura culinária =)
Fiquei muito feliz com o resultado e tive um bom retorno de quem experimentou. Espero estar confiante e mais preparada para fazer um bolo ainda melhor para ele no ano que vem!

2 comentários:

  1. Filha, amo poder ajudar vocês nos preparativos das festinhas dos pequenos, fico sempre com as recordações de quando preparava as suas e as da Gabriela.
    Quero sempre poder estar junto o máximo possível para participar da loucura da arrumação até a comemoração.

    Amo vocês...

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sempre me lembro das nossas festinhas!! Ótimas lembranças da infância, que me inspiram para fazer hj as festas do Lulu!

      Obrigada por tudo!
      Te amo ♥

      Excluir